Data: 01/07/2020 - 16:23:00

Descarte Correto para Sobras da Madeira Tratada

São inúmeras dúvidas do que se fazer com a sobra e resíduos da madeira tratada, não é mesmo? Uma vez que elas se encaixam na classificação de resíduos sólidos perigosos, de acordo com as Normas da ABNT, a atenção precisa ser redobrada. 

As peças e os resíduos feitos de madeiras tratadas não podem ser reutilizados na fabricação de produtos destinados à queima, como carvão ou briquetes. Além disso, eles também não podem ser utilizados como combustível em fogões, lareiras, churrasqueiras ou para qualquer tipo de queima a céu aberto, porque podem produzir gases tóxicos. 

Por sua toxicidade, a madeira tratada também não deve ser utilizada na construção de colmeias, por exemplo, principalmente nas partes que entram em contato com o mel.

 

O que devo fazer com o descarte desse material? 

 

Existem algumas soluções com o objetivo de reduzir, reutilizar e reciclar - seguindo esta ordem, as medidas mais desejáveis são:

1. Destinação para Ecopontos, quando a quantidade é menor;

2. Reutilização em outras partes da obra ou mesmo em outras obras;

3. Reciclagem, quando algum tipo de transformação torna-se interessante;

4. Destinação para aterros licenciados, que variam de acordo com a classificação do resíduo, se “não perigoso” ou “perigoso”. No caso da madeira tratada, a natureza do preservativo, a retenção de ingredientes ativos e penetração são determinantes para a classificação;

5. Recuperação energética, ressaltando que a caldeira precisa ter filtro para não deixar que os componentes químicos escapem para o ar.


Uma alternativa que evita o descarte desse tipo de material é o reuso, principalmente na fabricação de produtos menores, como cavaletes, paletes, cachepots, cercas, dormentes de jardim, estacas em estacionamentos, entre outros.

Quanto aos resíduos sem possibilidade de reuso, é necessária uma destinação final adequada. Eles devem ser encaminhados para um aterro industrial controlado e devidamente autorizado pelos órgãos ambientais locais, de acordo com o que é estabelecido na legislação vigente.

Fique atento, o conhecimento sobre os conceitos básicos desses descartes é primordial, afinal, a madeira tratada é um produto de qualidade comprovada, que deve ser mais aplicada, dentro das normas técnicas, na construção civil como material alternativo às madeiras nobres.