Data: 11/06/2021 - 09:02:00

Deck em madeira tratada: Dicas para você manter conservado.

Deck de madeira tratada é bastante utilizado no entorno de piscina, varanda e revestimento de parede. Devido a sua versatilidade é uma ótima alternativa para áreas externas, como jardins e ambientes com piscina e sauna. Seu uso garante um toque especial, trazendo personalidade e elegância para o ambiente, além de agregar bem-estar e aumentar a área de lazer da casa.

Agregando muitos benefícios e beleza aos ambientes, é um item que também demanda atenção e manutenção regular. Veja algumas dicas da Ecotrat para manter o seu deck sempre em dia.

Ferragens

 

Sempre utilize ferragens com acabamento protetor contra oxidação. Mesmo que o contato com a madeira tratada ajude a proteger pregos e parafusos. O ideal é que o material escolhido seja de aço inox.

Instalação

 

É necessário lixar e pintar todas as faces das madeiras que irão fazer parte da estrutura antes da sua instalação, para que a parte interna do deck também esteja protegida. Já nos caibros que irão fazer a sustentação, o ideal é aplicar uma camada extra do produto Xiloblck Aqcua, da marca Montana, para formar uma proteção complementar contra a umidade.

Limpeza diária

 

A limpeza diária do deck de madeira deve ser feita sem nada que possa prejudicar a beleza do piso. A varrição, por exemplo, não deve ser feita com vassoura piaçava, que, a princípio, pode riscar apenas imperceptivelmente, o verniz.

O problema é que com a constância, esses pequenos risquinhos acabam fazendo com que o deck para piscina perca a aparência bonita, ficando cada vez mais fosco e com jeito de velho. Use apenas cerdas macias para remover a poeira.

O mesmo vale para os produtos químicos. Use apenas produtos neutros ou especificamente formulados para limpeza de deck de madeira.

Sujeira acumulada

 

Também é importante remover regularmente a sujeira que fica acumulada entre as frestas. Use água corrente para retirar os detritos, evitando que formem uma crosta que pode prejudicar a estrutura.

Você também pode fazer essa limpeza do deck para piscina com lava-jato, mas é preciso cuidado ao regular a pressão para que não fique muito forte e danifique a proteção da madeira.

Crostas

 

Se o deck para piscina for muito antigo ou não receba a manutenção adequada, pode ser que haja a formação de limo, crostas ou sujeiras na superfície do piso difíceis de serem retiradas apenas com a limpeza rotineira.

Nesse caso, use a lavadora de alta pressão para remover essa sujeira mais pesada, mas sempre tomando cuidado para não danificar a peça com jato muito forte.

Enfeites e móveis

 

Móveis, vasos de plantas e enfeites, mesmo os sazonais, também merecem cuidado quando o assunto é o deck para piscina. Para evitar marcas de uso no piso, procure remover todos regularmente para fazer a limpeza.

A umidade natural do local pode fazer com que vasos de plantas e mesmo os pés de mesas e cadeiras acabem criando bolor e marcando o deck sem necessidade.

Até as plantas muito próximas do jardim podem favorecer o crescimento de musgo e mofo. Dê especial atenção à limpeza diária nesses locais.

Manutenção do verniz

 

Com o tempo, mesmo o verniz de qualidade se desgasta e precisa ser renovado. Para evitar que o produto saia completamente do deck para piscina, o ideal é fazer uma manutenção uma vez por ano.

Para isso é preciso lixar para remover totalmente todo e qualquer verniz velho que ainda haja no deck de madeira. Só quando todo o produto antigo já tiver saído é que deve ser aplicada nova demão do verniz novo.

Deixe secar pelo período indicado na embalagem e aplique nova demão para reforçar a proteção do deck para piscina.

Vale lembrar que esse procedimento também deve ser feito no deck de madeira do pergolado, da varanda ou da sacada, não apenas na piscina com deck.

Deck em madeira tratada Ecotrat para área externa

Produtos específicos

 

Há produtos específicos para a manutenção do deck para piscina. Os removedores, por exemplo, eliminam acabamentos envelhecidos sem prejudicar a madeira, evitando o uso de lixas industriais. Além disso, são especialmente indicados para áreas externas que permitam a lavagem final com água.

Já o clareador deve ser aplicado após a remoção do verniz antigo. Com a madeira ainda molhada após a aplicação do removedor, o produto devolve a cor original do deck, limpando a superfície de manchas de pregos e oxidação da madeira.

Depois passe o verniz ou stain novo para proteger contra a ação do tempo, o trânsito de pessoas no local, a água clorada e também do sol e da chuva.

Inspeções visuais

 

Dizem que é o olho do dono que faz o negócio prosperar. Nesse caso, fazer inspeções visuais rotineiras no seu deck para piscina pode ajudar a encontrar problemas antes que eles aumentem.

Preste atenção em parafusos que possam estar prestes a soltar, efeito canoa além do empenamento natural da madeira, peças fora do lugar e qualquer outra ocorrência que possa tornar o tráfego inseguro.

O diagnóstico precoce permite que você possa rapidamente providenciar o reparo e manter a beleza e a qualidade do deck para piscina por mais tempo.

Vai construir? Fique ligado nessas dicas!

 

Na verdade, o ideal é que o cuidado comece antes mesmo da construção do deck para piscina, na escolha da empresa. Isso porque, quando o assunto é madeira serradas beneficiadas para deck, todo detalhe faz diferença, da beleza à durabilidade.

A Ecotrat trabalha com as maiores réguas de três metros, o que deixa o visual muito mais bonito e sofisticado. Além disso, há menos emendas e, portanto, menos chances de ocorrer algum problema.

As madeiras tratadas da Ecotrat também oferecem mais resistência e durabilidade para o seu deck. Ainda assim cada peça passa por um rigoroso sistema de controle de qualidade em todas as etapas, do corte ao acabamento final.

Por conta desses e outros diferenciais, somos uma referência em deck de madeira, agregando valor estético e econômico à sua casa.