Data: 16/07/2019 - 08:30:00

Entenda como deve ser feito o descarte correto da madeira tratada

A sobra de materiais é comum em muitas obras, por isso um bom planejamento é fundamental para garantir a redução desses resíduos. 
Nesse sentido, as madeiras tratadas exigem ainda mais cuidado, uma vez que elas se encaixam na classificação de resíduos sólidos perigosos, de acordo com as Normas da ABNT.


As peças e os resíduos feitos de madeiras tratadas não podem ser reutilizados na fabricação de produtos destinados à queima, como carvão ou briquetes. Além disso, eles também não podem ser utilizados como combustível em fogões, lareiras, churrasqueiras ou para qualquer tipo de queima a céu aberto, porque podem produzir gases tóxicos. 


Por sua toxicidade, a madeira tratada também não deve ser utilizada na construção de colmeias, por exemplo, principalmente nas partes que entram em contato com o mel.


Uma alternativa que evita o descarte desse tipo de material é o reuso, principalmente na fabricação de produtos menores, como cavaletes, paletes, cachepots, cercas, dormentes de jardim, estacas em estacionamentos, entre outros.


Quanto aos resíduos sem possibilidade de reuso, é necessária uma destinação final adequada. Eles devem ser encaminhados para um aterro industrial controlado e devidamente autorizado pelos órgãos ambientais locais, de acordo com o que é estabelecido na legislação vigente.