Data: 14/09/2020 - 08:15:00

Forro de madeira e seus principais benefícios

O forro de madeira, além de lindo, é versátil, aconchegante e resistente. Não restam dúvidas quanto a essas três características que resumem o potencial da madeira. Um clássico atemporal da arquitetura, que além de aparecer em pisos e revestimentos, também é tendência como acabamento de tetos.

Antes de optar pelo forro de madeira, é importante conhecer características do material, bem como suas vantagens, tipo de madeira mais adequada para o forro e, obviamente, quanto tudo isso pode te custar.

 

Tipos de madeira para forro

No Brasil, os tipos de madeira mais utilizados para fabricação de forro são pinus e eucalipto, que se destacam pela alta densidade, resistência e secagem fácil e rápida. A coloração de cada uma das madeiras varia e esse é um detalhe extremamente importante no quesito estético.

O pinus é a mais clara de todas, feita com madeira de reflorestamento e perfeita para compor ambientes modernos, especialmente aqueles com pegada industrial.

O preço também é um fator que impacta diretamente na escolha por uma madeira ou outra, já que é um dos mais baratos.

 

Vantagens

De longe, um dos principais benefícios do forro de madeira é o estético. Quando combinado a materiais como pedras e outros elementos naturais, o forro de madeira traz um toque rústico. Quando utilizado em conjunto com cores claras e neutras, o forro de madeira se torna parte de um projeto mais elegante e sofisticado. Mas, independentemente da combinação feita, o forro de madeira vai sempre proporcionar ambientes acolhedores e aconchegantes.

Além da questão estética, o forro de madeira também se destaca pela ótima durabilidade e resistência. Outra grande vantagem é o isolamento térmico que ele proporciona, deixando a residência sempre a uma temperatura agradável, seja no verão ou no inverno.

Por fim, o forro de madeira é um grande aliado de quem procura versatilidade. O material se apresenta em diferentes texturas, dependendo da madeira utilizada. Além da cor natural, é possível optar pela pintura. Uma versão muito comum é a do forro de madeira branco, que se encaixa muito bem em propostas do tipo provençal.

 

Dicas para instalação

O forro de madeira deve ser preferencialmente instalado por profissionais que garantam qualidade, existência e durabilidade. Entretanto, a instalação é simples, rápida e limpa. Ele é instalado em lambris, ou seja, ripas de madeira retangular encaixadas em sistema macho e fêmea ou por clipes individuais.

 

Agora que você já sabe tudo sobre os tipos de forro de madeira, é só escolher seu modelo preferido. Com tantas opções, com certeza encontrará uma espécie com a tonalidade ou textura desejada para dar aquele up no décor!