Data: 05/11/2020 - 08:30:00

Novembro Azul - Prevenção é sim assunto de Homem

Todo mundo conhece um homem que cuida pouco ou quase nada da sua saúde. Que pensa que datas como o Novembro Azul são banais e que os problemas que elas visam prevenir estão muito distantes de sua realidade, não é mesmo?

Esse tipo de comportamento e pensamento vem mudando com o tempo, mas ainda é preciso evoluir bastante. É fundamental fazer com que cada um desses homens seja conscientizado sobre a importância da prevenção do câncer de próstata e outras doenças que atingem exclusivamente o público masculino.

Mas afinal de contas o que é o Novembro Azul?

Assim como outras datas que buscam conscientizar os grupos mais suscetíveis a doenças graves, o Novembro Azul é um movimento realizado em todo o mundo. Ele tem como foco a importância da prevenção, dos cuidados e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, que juntos podem salvar vidas.

É importante lembrar que, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), esse é o segundo tipo de câncer que mais mata os homens brasileiros. Por outro lado, se identificado precocemente, as chances de sucesso do tratamento são muito maiores.

Novembro Azul no Brasil

Para falar da sua inserção no Brasil, é interessante entender primeiramente como ela surgiu, de fato. Entre os registros de ações com o foco na saúde do homem, a Movember é a que dá o início a ação como conhecemos.

Seu nome é um trocadilho do verbo agir e a palavra novembro, em inglês, e foi escolhido em 2003 pelos amigos australianos, Travis Garone e Luke Slattery. A ideia era fazer com que a moda dos bigodes retornasse e, inspirados no movimento para o combate do câncer de mama que a mãe de um colega mobilizava, resolveram focar seus esforços na saúde do homem.

Assim, mobilizaram alguns homens ara deixarem seus bigodes crescerem, pouparem dinheiro com a barbearia e, sempre que fossem questionados sobre o motivo da mudança de estilo, pudessem explicar sobre os cuidados e a prevenção contra o câncer de próstata.

O movimento, irreverente pela existência do bigode e, eficiente por favor com que os homens conversassem entre si sobre um assunto importante, foi crescendo e mobilizando outros países.

Depois dela, em 2012, o Instituto ampliou sua abordagem com a mobilização durante todo o mês, nascendo assim, o Novembro Azul brasileiro.

Importância

Segundo os dados do INCA, em 2017, 16,137 homens morreram em decorrência do câncer de próstata em 2017. Atualmente, a cada 38 minutos, um deles entra para esta estatística tão triste.

O Novembro Azul, portanto, é um período para o esclarecimento de dúvidas, entendimento dos cuidados com a saúde e a criação de uma rede de apoio. Com ela, não são só homens, mas todos os seus relacionamentos familiares e na sociedade podem dar o incentivo necessário para que essa estatística não seja ainda maior.

Quer um motivo ainda maior? Quando o câncer de próstata é identificado em sua fase inicial, as chances de cura são 90% maiores! Então, quais são as dúvidas e tabus mais frequentes que ainda precisam ser combatidos não só no Novembro Azul, mas por todo o ano?

Câncer de próstata

Talvez um dos maiores receios e tabus em relação à prevenção contra o câncer de próstata seja o exame de toque. Quando recomendado pelo médico, deve ser realizado além da investigação sanguínea, que acontece com a identificação da presença do Antígeno Prostático Específico (PSA) no sangue.

Ou seja, muitas vezes, o tabu não está em fazer a investigação médica ou descobrir a existência do câncer, mas, sim, ouvir as piadas que surgem em relação ao exame.

Prevenção

Para deixar esse tabu de lado, é preciso entender que o exame de toque avalia o tamanho da próstata em sua fase inicial. Seu tratamento, porém, pode variar bastante.

Usualmente, quando ele ainda está na fase inicial, é tratado com a retirada do órgão e a radioterapia. Mas, se já estiver mais avançado, a quimioterapia também pode ser recomendada.

É importante lembrar que a próstata está muito próxima de outras estruturas nobres do organismo masculino, inclusive os nervos responsáveis pelas funções sexuais. Um câncer muito agressivo e em estágio avançado também pode causar impotência sexual irreversível.

São muitos motivos para que todos os homens e seus familiares abracem o Novembro Azul com mais comprometimento e seriedade com a causa, não é mesmo? Cuidar e proteger a vida é mais complexo do que podemos imaginar, mas, certamente, existem soluções, ferramentas, serviços, avanços na medicina e, claro, a conscientização de todos para garantir seu sucesso.

Você acha importante que essas informações sobre o Novembro Azul cheguem até seus conhecidos? Então compartilhe nas suas redes sociais, marque seus amigos e familiares para uma leitura que pode mudar suas vidas.