Data: 02/10/2020 - 08:38:00

Outubro Rosa - Mulher que é mulher, se cuida!

No meio da rotina complicada e atarefada, algumas responsabilidades podem ficar em segundo plano. Porém, há uma obrigação que nunca pode ficar para trás: o cuidado com a saúde.

Para ajudar a colocar esses cuidados na rotina da mulher, foi criado o Outubro Rosa. A iniciativa define que, durante o mês de outubro, são realizadas diversas ações para a prevenção e educação sobre o câncer de mama, o segundo tipo de câncer que mais atinge mulheres brasileiras.

Outubro Rosa

Além de uma campanha de conscientização, o Outubro Rosa é também marcante para a luta pelos direitos de saúde para as mulheres. Não é difícil encontrar instituições que aproveitam a época para promover exames e ensinar o autoexame para as mulheres.

Cuidados e autoexame

O câncer de mama é multifatorial, ou seja: não tem causa específica, mas sim, vários fatores podem desencadeá-lo. Os cuidados que podem diminuir as chances de desenvolver o câncer de mama são também recomendações para aumentar a qualidade de vida. Não fumar, possuir uma alimentação equilibrada e fazer exercícios físicos regularmente são algumas ações que podem diminuir as chances de ter câncer de mama no futuro. Cerca de 30% dos casos podem ser evitados quando são adotados esses hábitos.

Como dito anteriormente, o câncer de mama tem maiores chances de cura sem grandes problemas quando é diagnosticado de forma precoce. Por isso, é sempre importante fazer o autoexame em casa. É recomendado fazê-lo entre três e dez dias depois da menstruação, ou em um dia fixo do mês, para mulheres que não menstruam.

O autoexame é dividido em três momentos diferentes: na frente do espelho, em pé e deitada.

Na frente do espelho e sem roupas, confira os seios com os braços caídos, dobrados e levantados atrás do pescoço e com as mãos na bacia. Nas posições, pressione a mama e verifique se há alguma alteração na superfície, assim como na cor, formato e tamanho. Procure também por eventuais inchaços, rugosidades e saliências. Os mesmos movimentos são feitos no autoexame deitada, sendo possível colocar um travesseiro embaixo do ombro, aumentando o conforto.

Durante o banho, com as mãos ensaboadas e em pé, faça também o autoexame. Coloque um braço atrás da nuca e apalpe a mama com a outra mão, fazendo movimentos circulares do mamilo até o fim do seio. Também faça o processo, fazendo linhas retas para cima e para baixo. Ao fim, aperte os mamilos e verifique se há vazamento de algum líquido.

Diagnóstico

Caso note qualquer tipo de alteração, por menor que seja, é de extrema importância ir ao médico e descartar as possibilidades. Lembre-se que o diagnóstico precoce é o caminho mais fácil para o tratamento, com altas chances de um bom resultado.

Depois dos 50 anos, o cuidados da mulher devem ser maiores. A partir dessa idade a mamografia se torna necessária a cada dois anos, garantindo que o diagnóstico de um possível problema seja feito em tempo hábil.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), um em cada três casos de câncer pode ser curado se for descoberto logo no início. “Todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres. ”

Para o Brasil, foram estimados 59.700 casos novos de câncer de mama em 2019, com risco estimado de 56 casos a cada 100 mil mulheres.

O Outubro Rosa chega para nos chamar a atenção sobre o cuidado consigo mesmo. É tão fácil cuidar do outro, mas quando chega na nossa vez acaba acontecendo alguma coisa, aparecendo alguma prioridade. Preste atenção em você!