Data: 01/06/2021 - 08:17:00

Semana do Meio Ambiente - Ecotrat

A Semana Nacional do Meio Ambiente inicia em 1 de junho e segue até o dia 5, data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente.

A data é celebrada desde 1972, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) decidiu homenagear a abertura da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente. No Brasil a data foi instituída somente em 1981.

Nessa conferência, que ficou conhecida como Conferência de Estocolmo, iniciou-se uma mudança no modo de ver e tratar as questões ambientais ao redor do mundo, além de serem estabelecidos princípios para orientar a política ambiental em todo o planeta.

O objetivo principal é chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.

Atualmente existe uma grande preocupação em torno do meio ambiente e dos impactos negativos da ação do homem sobre ele. A destruição constante de habitat natural e poluição de grandes áreas, por exemplo, são alguns dos pontos que exercem maior influência na sobrevivência de diversas espécies.

O consumo exagerado dos recursos e a perda constante de biodiversidade poderão alterar consideravelmente o modo como vivemos atualmente, comprometendo, inclusive, nossa sobrevivência.

O descarte inadequado do lixo, a falta de coleta seletiva e de projetos de reciclagem, consumo exagerado de recursos naturais, desmatamento, inserção de espécies exóticas, uso de combustíveis fósseis, desperdício de água e o esgotamento do solo são os principais problemas que afetam o meio ambiente.

Ecotrat Sustentável e Inteligente

Estamos há mais de uma década trazendo comprometimento e excelência no ramo de tratamento de madeiras. A matéria-prima utilizada é proveniente de áreas reflorestadas, que seguem todas as recomendações para que a exploração não afete a biodiversidade e nem contribua com a degradação de ecossistemas.

O uso das madeiras reflorestadas também evita a busca pela exploração ilegal de espécies nativas, já que se trata de um material que oferece praticamente o mesmo desempenho que essas opções, mas por um preço bem mais acessível.

Descarte de madeira tratada

As peças e os resíduos feitos de madeira tratada não podem ser reutilizados na fabricação de produtos destinados a queima, como carvão ou briquetes. Além disso, a madeira tratada também não pode ser utilizada como combustível de fogões, lareiras, churrasqueiras ou para qualquer tipo de queima a céu aberto, porque podem produzir gases tóxicos.

Existem algumas soluções para fazer o descarte de sobras de madeira tratada. O mais desejável é destinar para ecopontos, quando a quantidade é menor. Também é possível reutilizar em outras partes da obra ou mesmo em outras obras; reciclar quando algum tipo de transformação torna-se interessante; destinar para aterros licenciados; recuperação energética, ressaltando que a caldeira precisa ter filtro para não deixar que os componentes químicos escapem para o ar.