Data: 20/04/2023 - 16:44:00

Sustentabilidade na indústria de tratamento de madeira

Sempre que estudamos períodos históricos, lemos sobre a utilização da madeira para diversas práticas essenciais para a sobrevivência da sociedade. Alguns exemplos para tal seria fogueiras, armas de caça, cabanas e até mesmo canoas.

Com o passar do tempo, os usos da madeira se tornaram ainda mais amplos, se tornando um importante elemento da construção civil.

Junto com o avanço do segmento da construção civil, também houve avanços na forma com que lidamos com a madeira. Vermos construções como casas, pontes, cercas e muitos outros elementos de madeira se tornou comum, e, com isso, surgiu a necessidade de investir em cuidados para aumentar a durabilidade e vida útil destes materiais.

 

Ecocasas da Ecotrat podem ser construídas com a combinação das madeiras serradas e roliças.Ecocasas da Ecotrat podem ser construídas com a combinação das madeiras serradas e roliças.

A madeira em si possui uma boa resistência, entretanto, alguns fatores podem prejudicar sua qualidade e diminuir a vida útil. Alguns desses fatores podem ser as condições climáticas e o solo em que a construção está, mas, também, pragas que se alimentam da madeira.

Para isso, passou a ser realizado o tratamento da madeira, que garante uma camada a mais de proteção e que garante ainda mais qualidade ao material, com maior vida útil e durabilidade.

O tratamento da madeira ainda é um processo inovador e que possui cada vez mais avanços, mas que apresenta resultados impressionantes.

 

Leia também: Conheça o processo de tratamento realizado nas madeiras Ecotrat

 

Ecotrat, referência no segmento de madeiras tratadas

 

A Ecotrat é uma empresa referência no segmento e que oferece aos clientes madeiras tratadas com qualidade para todos os usos. Mas, além disso, a empresa atua com o princípio da sustentabilidade.

Cada vez mais se fala sobre a importância de práticas sustentáveis em todos os segmentos industriais, que, afinal, são os que mais causam impactos no meio ambiente.

Tendo a madeira como matéria-prima, é necessário buscar por alternativas que não interfiram na mata nativa. Para isso, diversas empresas do segmento madeireiro atuam com madeiras de reflorestamento.

A prática se refere ao uso de árvores plantadas pela própria empresa, como florestas de eucalipto e pinus, que não interferem na mata nativa e que, constantemente, novas mudas são plantadas.

Dessa forma, se trabalha com essas madeiras de forma sustentável e que agride menos o meio ambiente.

Além disso, outra prática muito utilizada é o processo de tratamento de madeira. A Ecotrat, por exemplo, atua com o processo em estuda automatiza, sendo o tratamento em autoclave.

Com esse tratamento, as madeiras se tornam mais resistentes a fungos e insetos, tendo melhoras em suas propriedades mecânicas e nos processos preservativos e de fixação. O resultado desta prática garante que a madeira utilizada dure ainda mais tempo, sem que haja a necessidade de reposição.

Sustentável e inteligente é ir além da venda da matéria-prima. Empresas do segmento atuam em todo o processo, assim como na construção de projetos, para garantir máxima qualidade e durabilidade às madeiras.

 

 

Com muito orgulho, a Ecotrat se tornou pioneira no segmento e constantemente investe nos processos utilizados, sempre prezando pela sustentabilidade.

Um dos mais importantes avanços do segmento da construção civil é que as madeiras tratadas podem ser utilizadas em cada vez mais projetos, sempre proporcionando eficiência e inovação.

Precisando de madeira tratada? Conte com Ecotrat. Mais qualidade, resistência e durabilidade. Entre em contato e saiba mais!
 

Leia também:

Do campo a cidade: Projetos completos
Dicas para manter o seu deck conservado
Forro de madeira e seus principais benefícios
Aplicações da madeira roliça